quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Solidariedade ..... O Justo Valor do Trabalho

Hoje senti, mais uma vez, falta das nossas conversas de sábado, do "nosso" grupo todo junto.
Gostava de estar junto de vós para discutirmos a noção do "Justo valor do trabalho". Vem isto a propósito da Greve dos ENFERMEIROS.
Começo por dizer que estou a falar de Cátreda, pois estive desde segunda feira até ontem à tarde num hospital de Lisboa a acompanhar a minha filha mais nova que foi fazer uma cirurgia, e na semana passada estive lá mais dois dias.
E quando digo que estive lá, quer dizer 24 horas por dia,dormi lá inclusive.
Deu para perceber o trabalho duro que toda a gente que trabalha na saúde, nos hospitais, tem pela frente.
Ontem primeiro dia de greve, os serviços mínimos estavam garantidos por enfermeiras/os que ostentavam ao peito o autocolante "estou em greve" e que explicavam aos doentes o porquê de algumas tarefas serem mais "aligeiradas" devido à redução das equipas.
Será que , ainda,há trabalhadores de 1ª e de 2ª na área da saúde? Será que na cadeia hierárquica da saúde os enfermeiros/as ainda são vistos como inferiores?
Quando eu era pequena lembro-me de quando o médico entrava na sala de espera do "Posto da Caixa " toda a gente se levantava,em sinal de respeito, o mesmo não acontecia quando entrava um enfermeiro.
Bom, tenho de ir ver se a minha filha já acordou. Um abraço muito especial para o Luís e o Jaime e que consigam resolver de uma vez por todas o problema de injustiça de que são vitimas, todos os profissionais de enfermagem neste país.

Para todos um abraço do tamanho do mundo.
Ana Fernandes

3 comentários:

jaime matos disse...

Olá Amiga, e o brigada pelas tuas palavras. Realment e sem qualquer comp,exos, quer de que ordem sejam, tenda razão, existem muita injustiças e assimetrias que muitas vezes correm escondidas, outras mais descaradamente. Esta luta,é mais que justa, é pela dignificação de uma profissão, pelos valores de uma carreira e pelo bem estar das pessoa. è-o também por igualdade de direitos entre as várias classes da área da saúde. Mas..., haverá outras profissões que também estarão mal, e pela solidariedade que nos merecem, temos que lutar todos juntos, pela IGUALDADE E JUSTIÇA.
Poetem-se bem, beijos e abraços, dentro das necessidades..... Jaime

efernandes disse...

Olá a tod@s meninas e meninos, companheiros e camaradas!
Jaime, Grande luta essa...BOA!!!!!!!!!!
Vamos agusrdar os resultados mas fica com esta:
Quando se luta pode não se ganhar de imediato mas, se se não luta, perde-se de certeza.
Abraços
ef

Xaviota disse...

Um enfermeiro é, essencialmente, um prático, um prestador de cuidados. Mas, à semelhança dos diplomas do 9º e 12º anos, tem havido distribuição massiva de diplomas de licenciatura em enfermagem. Nunca percebi porquê, mas depois do diploma de engenheireiro dado ao Socras, já nada me espanta. Pelos vistos, haverá enfermeiros ou enfermeiras no vosso grupo e certamente dar-me-ão razão, se foram intelectualmente honestas.
Quanto à greve, discordo delas por princípio e desta em particular, pois põe em risco a saúde de muitas pessoas, nomeadamente crianças e idosos.

Passeio BTT Aboboreiras