quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Partir ou Ficar e Remar Contra a Maré????

Viva amigos,

Tenho andado particularmente cansada e, como ontem estive a trabalhar até às tantas e, hoje às 7 e pouco já estava a caminho de Lisboa tenho-me sentido particularmente irritada e com a sensibilidade à flor da pele.

Isto não é para me justificar pelo que senti com duas cenas passadas no centro de Lisboa no nosso Chiado, mas viver também cansa....e daí que às vezes dê comigo a falar sózinha!!!!!
Saio do Banco, depois de ter ido pagar uma conta e chega-se ao pé de mim um individuo, jovem, penso eu, já não tenho a certeza da idade dos sem abrigo, que me pediu algumas moedas para ir tomar o pequeno almoço.

-As minhas filhas dizem que eu atraio as pessoas que pedem esmola, que devo ter um sinal de que dou sempre.
É verdade dou mais ou menos mas dou sempre. Talvez seja culpa da minha educação católica, por muito que nos afastemos da prática religiosa, fica cá, sempre, qualquer coisa. "Dar de beber a quem tem sede, dar de comer a quem tem fome e vestir...........

Dei-lhe 40 cêntimos e disse-lhe que tinha de pensar em mudar de vida.

Resposta dele:
- Eu até estava ocupado a trabalhar nas latinhas, mas a polícia levou-me a tesoura e o x-ato e agora estou sem ferramentas para trabalhar!!!!!!

Mais à frente, despojado em cima de um banco, ao lado de uma grande igreja, que cobra 40 cêntimos por cada vela!!!!! e que apela à generosidade dos cidadãos, outro sem abrigo a dormir em cima de um banco sem qualquer manta ou cobertor,com o frio que se faz sentir.
Será que o "pessoal" da igreja não vê?????? Pergunto eu a mim mesma.

No outro dia explicaram-me que, qaundo podem, dormem de dia porque é mais seguro!!!!

Dei comigo a falar sózinha:
- Tantas campanhas para angariar fundos para o exterior, não tenho nada contra, os portugueses são tão solidários. Dizem!!!! Será que são? E nunca mais se faz uma campanha para dar dignidade a estas pessoas. É só no Natal que se lembram delas?

Não sei não Jaime. Ás vezes também tenho vontade de "agarrar" na família e de partir, mas para onde? Será que não é igual em todo o lado? Será que somos utópicos em desejar uma sociedade mais justa onde não existam sem abrigos e em que a solidariedade não seja só de portas para fora, leia-se para fora do país?
E que afinal cá dentro resolvemos o problema desviando o olhar?Ignorando? Fazendo de conta que os sem abrigo não são gente como nós? Qua não passam de drogados e de marginais?

Eu sei que dar algumas moedas não resolve o problema e que 40 euros não dá sequer para tomar um café..... e não me venham com "é para droga"......seja lá para o que for. Como cidadãos também somos responsáveis por não reagir à falta de politicas de recuperação da toxicodependência ou melhor ao falhanço sistemático de muitas delas.

Bom já desabafei.

Um abraço do tamanho do mundo.
Ana Fernandes

PS - Esta semana vi o Virgilio na nossa escola que bem que me soube rever um dos nossos amigos.É sempre um contentamento.

Sem comentários:

Passeio BTT Aboboreiras