segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

DESEMPREGADO

Hoje é um poema ... para os que não gostam de poesia poderem protestar. Um poema que enche as nossas ruas, um poema real que nos sangra a consciência humana. Um poema que não deveria de existir. É uma ferida no meu egoísmo por não poder fazer mais nada:
........
Tinha casa, carro modesto
e emprego, mais ou menos,
e amealhava sempre um resto
para momentos menos serenos.
Ganhava com suor o seu pão
que comia, com a mulher e filhos
mas eis que o desalmado patrão
resolveu arranjar-lhe sarilhos.
Porque havia a crise mundial
mandou-o para casa, embora,
e se tinha pena não havia sinal
pois começaria a pagar á hora.
O carro já vendeu, a casa quase,
o mísero pé-de-meia já gastou
pois dizem que é a malvada crise
que até os sonhos lhe assaltou.
O patrão carro novo já tem
foi comprar lagosta e sapateira
porque tem de tratar-se bem
e viver de qualquer maneira!
Tem o duro pão para comer
mas em lágrimas remolhado
apenas para os filhos convencer
que é um alimento abençoado.
Meia dúzia de farrapos é a roupa
que lhe vão servindo de agasalho
come água fervida como sopa
e deambula à procura de trabalho.
..............
É um contributo, um grito de revolta por aqueles que não pode gritar porque têm a garganta seca de tanta promessa traída... mentiras que ferem a dignidade. Enfim desculpem o desabafo, mas continuarei... esta luta!
Para todos um bem haja... mesmo com as minhas asneiras

5 comentários:

Xaviota disse...

Tudo isto é triste,
Tudo isto existe,
Tudo isto é fado.

Plim, plão.

Ana Fernandes disse...

Amigo Xaviota,

Folgo muito em saber que já deu banho ao cão, neste caso ao Narciso.

Que lhe posso aconselhar para deixar de nos atasanar?

Já sei! Escreva cem vezes a frase seguinte:

"Se não sei do que estou a falar o melhor é ficar calado"

Um abraço
Ana Fernandes

Xaviota disse...

Cem vezes a frase seguinte:"Se não sei do que estou a falar o melhor é ficar calado"

Já está Ana Fernandes (isso é nick ou é mesmo nome?) e agora? Trata-se de um jogo? Adoro jogos!!!

(porque será que a Rita não entra. Convidou-me para aqui e ela não alinha, porquê?)

Ana Fernandes disse...

Viva amigo Xaviota,

Gostei, gostei mesmo do espirito de humor com que reagiu, ao meu "conselho"
Ao contrário não gosto nem um bocadinho das suas afirmações que são de bradar aos céus, mas como sou tolerante aceito que nos continue a visitar.

Custa-me a crer que tenha sido a Rita a convidá-lo!!!!!

Não é nick name é mesmo o meu nome nunca precisei de me ocultar em falsas identidades para dizer o que penso.

Um abraço
Ana Fernandes

PS - A nossa lingua é tão rica para quê usar estrangeirismos, pseudónimo fica melhor.

efernandes disse...

Amiga ANA, Dá-lhe com fé!
Beijo
ef

Passeio BTT Aboboreiras