terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Desemprego......Desespero.....

Viva

Fiquei a pensar no poema do Virgilio e no drama que é o desemprego.

Costumo dizer que só quem por lá passa sabe a angústia que se vive quando se enfrenta uma situação de desemprego.Os altos e baixos , a esperança, a desesperança, o desânimo. É preciso uma grande força de vontade para resistir a metermo-nos na cama e aguardar que a "crise passe".

Vivi de perto o drama de colegas que não tiveram coragem para enfrentar o despedimento......

Não me venham dizer que, para quem tem habilitações não é tão grave, É SEMPRE GRAVE, é preciso uma grande força de vontade para nos levantarmos e enfrentarmos o dia a dia.

Falo de Cátedra porque em 2003 passei por essa situação.

Houve uma altura em que eu olhava para as caras das pessoas que passavm por mim e já dava por mim a pensar:

-Para estarem aqui a esta hora é porque estão desempregados.

Penso que não deve haver nenhuma família no nosso país que não tenha um membro no desemprego. Eu tenho e não é por falta de habilitações antes pelo contrário. As habilitações em "excesso, também pesam e muito.........!!!!!!!

No outro dia dei comigo a pensar que haverá vários niveis de "desemprego". O desemprego efectivo, de maior ou menor duração e aquele de que a nossa juventude é vitima, o subemprego. O terem de aceitar empregos que nada têm a ver com aquilo para que se preparam, por uma questão de sobrevivência.

A jovem advogada que trabalha num qualquer Calcenter. O psicólogo que é caixa num supermercado,a jovem professora com um Mestrado a trabalhar como Caixeira numa qualquer loja...... se começar a narrar os casos que conheço a lista nunca mais acaba.

No outro dia a minha filha mais nova dizia-me que alguns dos colegas dela mudaram de escola porque os pais tiveram de mudar de casa... e que noutros casos um dos pais ficou desempregado e teve de emigrar.

Outro dia ouvi alguém a argumentar:

- "De que é que se queixa tem emprego que mais quer"


Não era nada comigo mas tive vontade de intervir. É como se fosse um favor o termos emprego.

Será que não é um direito de todos?

Bom já é tarde

Um abraço
Ana Fernandes

Sem comentários:

Passeio BTT Aboboreiras