Um fim-de-semana de arrasar, mas ao mesmo tempo de alguma satisfação que vai superar o cansaço das muitas andanças. Um fim-de semana de Livros, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor! Ontem estive como convidado num debate só com autores tomarenses (naturais ou por opção/residência) em que falámos da censura e literatura na Feira do Livro levada a efeito pela C. M. Tomar, mas quase no fim tive de me ausentar para ir inaugurar/abrir a Feira do Livro da ARA. Daqui a pouco tenho uma sessão de autógrafos na Feira de Tomar e à noite (21 horas) estarei de novo nas Aboboreiras para falar em literatura na era da Internet. Amanhã estarei no imprescindível almoço do 25 de Abril e à tarde e à noite, sessões de autógrafos nas Aboboreiras na feira do Livro! Descartei a o convite numa escola em Ferreira do Zêzere porque a presença coincidia com o meu horário de trabalho, e uma participação na Feira do Livro de uma Associação cultural de Torres Novas, porque comprometia a minha comparência no almoço do 25 de Abril!
Li verdade e satisfação nos olhos dos muitos jovens que ontem compraram imensos livros nas Aboboreiras, os preços também a isso convidavam, pois comprar livros de alguma qualidade a valores entre os 2 e 5 euros, não é coisa que aconteça todos os dias.
Liberdade... uma força que ainda nos move, mas ao contrário do que muita gente julga nunca é definitiva, e cujo preço é tão mais elevado quanto a teremos de saber dosear, a cada momento, com a responsabilidade. Os livros, enfim a arte, e as verdades que nos exigem tem de ser expressões máximas dessa liberdade... sendo que a nossa termina onde começa a dos outros.
Amanhã... lá estarei a comemorar uma data que assinala um feito (25 de Abril em Portugal) e uma condição (homens livres) pelo quais terei de lutar todos os dias!
Sem comentários:
Enviar um comentário