segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Formação - Saiu-me a Fava

Hoje foi o meu primeiro dia, em que, oficialmente me tornei formador.
Acedi ao convite de uma empresa de formação para "formar" futuros electricistas.
São "putos" sem hábitos de estudo, sem educação básica, oriundos de famílias desestruturadas, sem interesse na formação assumidamente e que por cima, logo no primeiro dia, tiveram que "gramar" 4 horas consecutivas (com os devidos intervalos de 50 em 50 minutos), de uma matéria que para eles, ainda é chinês, A ELECTRICIDADE.
Fiz este "sacrifício" hoje que vai ser prosseguido amanhã e depois.
Não sei ainda (porque não tive o contacto com eles), o que os formadores das outras cadeiras dirão mas, não auguro nada de bom.
Como nos bolos rei de antigamente, a alguns saía o brinde. A outros a fava.
Para mim já adivinharam o que me calhou.
Abraços e beijos
ef

5 comentários:

Ana Fernandes disse...

Viva Egidio,

Se a minha experiência, como consultora-fornadora, puder servir para alguma coisa deixa que te diga que não há satisfação maior do que partilhar conhecimentos.

Vai com calma.

Fizeram o diagnostico de entrada?

Apela para a utilidade das matérias. Lembras-te do tipo de formandos?

Lembras-te que a melhor maneira de aprender é fazendo?

Não desmoreças ainda é cedo.

Um abraço e força

Bjs
Ana

efernandes disse...

Obrigado Ana...
Estou a desabafar porque não estava à espera de "putos" tão desinteressantes.
Do resto, vou com certeza aproveitar as tuas dicas sábias e vou ter a maior calma do mundo...
Beijinho e obrigado mais uma vez!
ef

efernandes disse...

Segundo dia Difícil mas menos uma hora.
Amanhã mais uma maratona de 4 horas e, creio que enquanto não conseguir passar ás praticas, o interesse é pouco mais que nulo...
Ontem já soube, que houve problemas sérios com a formadora de Matemática. Onde me fui meter!
Abraços
ef

Ana Fernandes disse...

Viva Egidio,

Tenho pena que não estejas mais próximo para conservarmos pessoalmente sobre este assunto.

Algumas questões:
- Foste tu que fizeste o planeamento do curso?
- Não dá para alterar e para intercalar as sessões teóricas com as práticas?

- Não dá para partir da prática para a teórica?

- Quem fez os planos de sessão?

Desculpa dizer-te mas tu é que dominas as matérias tens de ser tu a dar a volta ao texto.
A adaptação tem de ser mútua e se
o diagnóstico de entrada falhou e tu não queres que a formação seja um fracasso tens de ser tu como fomador a dar a volta por cima.

Não há um coordenador pedagógico com quem possas desabafar?

Valeu?
Não desanimes

Bjs
Ana

efernandes disse...

Olá Ana, Obrigado pela preocupação e ajuda que me dás.
De facto hoje já correu um pouco melhor e já comecei a notar algum interesse de alguns (pouco), embora tivesse que tomar umas notas de indisciplina que num caso foram úteis mas noutro nem por isso.
Entrei na parte pratica o que despertou algum interesse e consegui estabelecer alguns compromiossos de trabalho para as próximas sessões.
Quem faz os planos de sessão sou eu, embora só hoje os tenha cumprido porque apesar de tudo como disse, o interesse melhorou.
Quanto ao coordenador pedagógico nem sei quem é mas suponho que na reunião com a estrutura marcada para dia 23 isso deva ser discutido e outras coisas também importantes.
Os meus lamentos devem-se a fundamentalmente eu não me ter apercebido que a sociedade futura poderia ser composta por gente desta.
Estou a fazer os possíveis para não ter que desistir. Não assinei qualquer contrato mas logo se vê.
Se dos 16 elementos que "aturo" conseguir salvar 1/4, fico bem satisfeito. O resto estará lá pelo rendimento social de inserção, pago por todos nós.
ABRAÇO com saudades
ef

Passeio BTT Aboboreiras