segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CARTA ABERTA COM SENTIDO...

Caras amigas e caros amigos, formandos do Curso de Formadores de SST no IBJC, e a outros hipotéticos leitores:
Esta carta aberta, não é mais que uma resposta para a angústia da Ana, não pretendendo ser uma crítica a ninguém! É claro que em bom português se costuma dizer que "quem cala consente" e assim se deve tomar como vinculativa a proposta feita no nosso (único) jantar no final do curso! Não me recordo de quem partiu a ideia, mas uns concordaram e outros não se manifestaram e nenhum dos elementos do grupo pôs em causa o facto de ter uma senha para aceder (participar) no blogue, o que por si constitui uma manifestação de aceitação. Durante algum tempo ainda foram surgindo escritos de outros activistas e participantes no curso, mas começaram a escassear, porque talvez os assuntos não lhes interessassem, mas o que se pedia, nesse caso era que trouxessem matérias de interesse. Eu, pela minha parte, deixei de escrever com tanta frequência pela mesma razão porque abandonei a oficina. Participar num espaço onde se lançam dúvidas e questões para o debate e ser o próprio a vir depois desenvolver o tema (por vezes com erros) não me parece muito agradável, depois porque este espaço constitui um meio para pessoas de experiências e opiniões diversas pelo que há matérias que deverão ser tratadas com alguma subtileza no respeito da identidade cultural, social e política de cada um, daí que assuma com outra frontalidade certas questões no meu blogue!
A Ana tem sido sem dúvida a Alma deste espaço, quer nos desafios que tem lançado quer nas propostas e debates provocados, mas infelizmente não tem tido a solidariedade dos outros, e aqui também me incluo, mas não desistiu. Pensei que a proposta da "história comum" criasse uma certa dinâmica o que não aconteceu e esperei sempre que o terceiro ou quarto capítulo fosse escrito por outra pessoa, a Ana avançou, e na minha teimosia continuei a aguardar que outra voz se fizesse ouvir naquela história... mas mais ninguém participou e a história morreu. Ficou muito pouco de um ano de são convívio!!!
Para a Ana: peço desculpa pela ausência, mas sempre que puder e o assunto se enquadre faço conta de aqui deixar algumas palavras, mas para isso é bom que pelo menos uma vez por semana também encontre alguns dos teus desabafos. Para o Egídio: não é por nada, mas também podias dar uma ajudinha maior. Para os restantes: (sem querer ferir susceptibilidades) um homem sem memória não tem história!
Por ora abraços e beijinhos, consoante o género, e solidariedade para o Malaquias e o Dagoberto que pela nossa apatia podem muito bem representar os milhares de desempregados do nosso país!

1 comentário:

efernandes disse...

É verdade Virgílio...Eu também podia ter dado uma ajudinha maior, é um facto. Tu e a Ana sabem que a dou quando posso e, tenho muita pena mesmo que isto esteja a escorregar pelo cano abaixo.
A História da Ana que o Virgílio foi acompanhando, só não participei porque não deu mesmo mas, tenho-a guardada e lida.
É assim o Mundo de hoje.
Abraços
ef

Passeio BTT Aboboreiras