quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Hora de abandono....

A propósito dos fogos que têm destruido Portugal:

Hora de Abandono

Não dizer nada, chorar.
Chorar como uma criança
Que já não tem confiança
No próprio Deus da doutrina.
Não dizer nada, chorar
Até o pranto coalhar
Na lucidez da retina.

Miguel Torga"

Só quem passa por essas situações é que consegue sentir a dor qua vai na alma dos portugueses que têm vivido essas situações.

Em 2007 no fim de Julho estava eu em Nisa, na Nisartes, a representar a entidade para quem trabalhava na altura, eu e mais duas colegas, e, no Domingo, o meu último dia de trabalho, fomos surprendidas talvez por uma das piores situações que já vivi na minha vida.

Eu conto:

Começou a cheirar muito a queimado e as sirenes dos bombeiros não paravam de soar. A meio da tarde os visitantes da feira foram evacuados mas os "feirantes" não. Disseram-nos para permanecermos junto dos nossos stands até novas ordens.

Entretanto soubemos que não havia maneira de sair de Nisa o fogo rodeava a vila.

Lá nos mantivemos até que deram ordem, lá para as oito da noite, não posso precisar, para os restaurantes abrirem para podermos ir jantar.

Perto da meia noite... a feira voltou a abrir. Foi certamente para desanuviar o ambiente, houve um espectáculo musical.

Não dá para descrever o que passei nesse e no outro dia quando me vim embora. Levei uma boa parte da viagem a chorar ao ver tanta destruição.

Na semana passada, perto da zona onde vivo, em Belas, houve um grande fogo, voltei a sentir o cheiro a queimado, voltei a ver o céu negro....

Não consigo imaginar o Gerez ardido. É certamente um dos sitios de que eu mais gosto em Portugal.

E mais uma vez voltei a perguntar-me de quem é a culpa?

Não sei se das condições climatéricas, se das mentes "pervertidas" que colocam os fogos, se da incúria, do deixa andar, se da falta de planeamento.

É de todos nós que continuamos a sofrer e a calar. A deixar que os outros resolvam tudo. De nós que continuamos à espera de um D.Sebastião qualquer que resolva a crise, de nós que aceitamos que a "CRISE" sirva de desculpa para tudo o que não funciona no nosso País.

Um abraço
Ana

1 comentário:

efernandes disse...

como eu te entendo Ana!
Este não é o fogo que arde sem se ver.
Este é o fogo da incúria, da falta de planeamento, de educação, de civismo, de....
Um beijo
ef

Passeio BTT Aboboreiras