Recreio
Chilreio de crianças numa escola.
Brincam no intervalo.
Largam da mão
O Pássaro da Ilusão,
E vão depois felizes, agarrá-lo.
O mestre aquece os pés ao sol de inverno.
Já foi também menino...
Mas cresceu,
Aprendeu,
E descobriu as manhas do destino...
Sabe que ele nos engana,
Seja qual for o oiro que nos dê.
O Pássaro da Ilusão
É uma ilusão:
Só a inocência o vê, porque não vê.
Miguel Torga
Assim que é devia ser. Estou tão chocada, tão envergonhada com o que aconteceu em Trás-Os-Montes, com a criança que se atirou ao rio Tua, que desespero pode levar uma criança a desistir..... tanta solidão...tanto desespero....onde andam os adultos???
Que país é este?
Quando oiço dizer que o futuro é das crianças, estremeço...... como podem as crianças ter futuro se muitos adultos não têm presente???????
Um abraço
Ana Fernandes
3 comentários:
"Que país é este?" pergunta Ana Fernandes.
É o país herdeiro dos Templários, esses heróis das cruzadas de que tantos nos orgulhamos (talvez pelas chacinas que cometeram). É o país que descobriu o comércio de escravos africanos para as Américas. É o país que, Graças a Deus, pôs muitos dos seus nas fogueiras da santa inquisição. É o país da virgem de Fátima e dos 3 pastorinhos. É o pais de 48 anos de fascismo de que muitos sentem saudades. É o pais da democracia sempre adiada e da iliteracia generalizada, entretanto estatisticamente prestes a desaparecer. É o país em que a justiça não funciona, embora digam que é, apenas, lenta. É o país que permeia o compadrio e a corrupção, mas castiga quem trabalha honestamente.
É o país que elegeu Cavaco Silva para PR. É o país que se vai ajoelhar à passagem do pastor alemão. É o país que discute a PT- TVI enquanto o desemprego e o endividamento sobem em flecha.
É o país que vai esquecer todos os infortúnios quando começar o mundial de futebol.
Portugal! Portugal! Portugal!
I have a feeling...
Estás-te a emendar Xaviota? Ou é uma mera mudança táctica? É que eu desconfio sempre das mudanças rápidas. Trazem sempre "água no bico".
Tudo o que nasce morre, salvo se evoluir. Isto escreveu Karl Marx, como bem saberá. O materialismo dialéctico é uma forma dinâmica de analisar a História e a evolução da sociedade humana ao longo dos tempos, forma essa assente na Ciência, em pleno antagonismo com o idealismo. O pensamento resulta da realidade e não o seu contrário.
Se a realidade vai mudando, também o pensamento deve mudar. Ou... isso mesmo: MORRE.
Os que cristalizam em termos dialécticos, mesmo que defendam modelos justos e elevados, nunca poderão liderar qualquer processo de (r)evolução histórica decorrente das alterações das forças produtivas. Se a realidade muda rapidamente, então há ainda mais uma razão de peso para deixarmos esquemas tácticos claramente bolorentos e inadequados, que apenas irão beneficiando alguns (poucos)que em nome de passados históricos muito relevantes, vão perpetuando contradições que lhes serão fatais.
Tudo muda, caro José. Até a Lagoa de Óbidos(esta é a parte da provocação). Ainda quero ver a cara dos que investiram no projecto "Bom Sucesso" quando virem que compraram propriedades viradas para um pântano de águas inquinadas. Aí chorarei lágrimas de crocodilo pelos coitados...
Enviar um comentário