quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SEGREDOS DO DESTINO (VII)

A Teresa respirou fundo antes de responder à Catarina.

- Não, não fui ao cinema e se tivesse ido?

A vontade dela era dizer à Catarina que o melhor era arranjar outros interesses para além das amigas, pois às vezes cansava, e o pior é que se alguma delas fazia algum programa sem ela amuava.

- Vá lá conta. Voltou a pedir a Matilde.

- No outro dia à saída do cinema, à porta do cinema, na rua, encontrei uma antiga colega dos tempos da escola que me contou que está a participar num projecto muito interessante.

- Que projecto? – Perguntou a Catarina, interrompendo a amiga.

A Esperança tinha vontade de a mandar calar, mas o pontapé que a Matilde lhe deu por debaixo da mesa fê-la parar.

- É um projecto que ela baptizou de regresso à escola. È voltar a estudar.

- Já tenho pensado nisso - disse a Esperança - mas não me vejo com paciência para voltar aos bancos da escola.

A Teresa disse-lhes que já se tinha ido informar e que por agora ia só tentar concluir o 12º ano, que até já se tinha escrito num Centro de Novas Oportunidades e que tinha gostado da entrevista e do “percurso” que teria de fazer para obter o diploma.

A Catarina, não se contendo, disse-lhe:

- Ah, agora já queres voltar a estudar mas quando eu e a Esperança te falámos nisso há uns anos, não quiseste, que não que não tinhas tempo. De onde te vem tanto entusiasmo agora? E, não dando sequer tempo à amiga para responder:

- Vamos mas é escolher para comermos que estou cheia de fome.

- A Sofia ainda não chegou, disse a Matilde, não esperamos por ela?

A Sofia não conseguia nunca cumprir um horário. Ou chegava, muito antes ou muito depois da hora combinada de modo que ninguém tinha estranhado a sua ausência.

Já estavam no café quando a Sofia entrou ofegante.

- Foste correr a Maratona? disparou a Catarina

- Não, respondeu-lhe a Sofia que personificava a calma em pessoa, fui tratar da nossa viagem. Vamos viajar as cinco.

Sem comentários:

Passeio BTT Aboboreiras