sábado, 12 de fevereiro de 2011

Uma Experiência que chega ao fim...

Amig@s,
Há tempos que não passava por aqui mas tenho lido com todo o gosto as histórias da História que a Ana nos vai contando...
O trabalho a "triplicar" que tenho tido não me tem deixado mnuito tempo, embora isso não sirva de desculpa, confesso.
Da minha parca experiência de formador (50 horas, 50 sessões) com aqueles rapazes e raparigas que vos falei há tempos e apesar de no início ter tido alguma (muita) angustia com aquele processo de gente sem qualquer tipo de interesse por algo, e apesar da primeira avaliação se ter ficado apenas positivo para 1/3 dos participantes, fui conseguindo passo a passo, confesso que com dose de paciência redobrada e também porque alguns desistiram, fazer subir VERTIGINOSAMENTE a turma em interesse e consequentemente na segunda e terceira avaliações. Claro que não estou a falar de pessoas normais mas, considero muito significativa a evolução que venho a verificar. Os 3 Manuais que elaborei deram-me também algum suporte para poder exigir uma atitude mais concertada.

Mas a surpresa aconteceu inesperadamente.
Há umas semanas atrás, depois de um teste em que formandos e formador estavam a fazer considerações sobre o mesmo, sou chamado aos serviços administrativos para atender um telefonema urgente de Lisboa da Directora pedagógica.
A conversa não podia ser mais directa, aliás, feita da mesma forma que lha ordenaram, assim:
Egídio, a partir de hoje você termina a formação para nós! Perguntei se havia alguma causa e a resposta foi também directa: De todos os pontos de vista quer técnicos, quer pessoais não há nada a dizer, antes pelo contrário. Deram-me a informação de que lhe deveria dizer que são ordens do Matos Cristovão e do Álvaro Domingos. Bem...Sem que eu soubesse o que essa gente tem a ver com a formação, ainda perguntei quem são eles porque eu sei quem são, e me disseram que são da Administração do Centro de formação. Pena eu não ter sabido isso antes.
Quem são esses perguntarão vocês... São indivíduos, funcionários da EDP que no tempo do Cavaquismo fundaram um Pseudo-sindicato com dinheiros da EDP e que obviamente pertenciam ou ainda pertencem aos tsd, naturalmente em oposição de fase aos Sindicatos da CGTP.Essa gente que entretanto perdeu toda a expressão na representação de trabalhadores na EDP e na EDA, dedicou-se à formação (negócio chorudo e com intenções duvidosas nas suas ligações aos PALOP), para levarem a vidinha fora da empresa utilizando os tempos sindicais para essa tal vidinha.
Consultando a Internet verifiquei de facto a quem pertencia aquele Centro de formação.

Enfim...fui despedido sem qualquer justificação e aqueles "putos" ficarão entregues sabe-se lá a quem...
É esta gente que tendo este poder, esmaga quem quer...Imagine-se só, aqueles que fazem da formação a sua actividade profissional principal, os "sapos" que terão que engolir vivos.

Assim vai a formação no país de Cavaco e Sócrates.

Um Grande Abraço para tod@s
Egídio

9 comentários:

Ana Fernandes disse...

Viva Egidio,

Não sei que te diga.

Não tinhas um contrato?

Não pediste que essa comunicação, o cancelamento, fosse por escrito?

A vida por vezes dá-nos amargos de boca, mas deixa lá, há mais marés que marinheiros?

Um abraço
Ana Fernandes

- Por onde andam?

efernandes disse...

Olá Ana, bom dia!
Tenho um contrato assinado pelas partes e já tenho a carta recebida com aviso de recepção em que põe termo ao mesmo sem qualquer justificação.
A Cláusula a que se agarram é a que diz que qualquer das partes pode pôr termo ao contrato desde que o faça com aviso prévio de 30 dias.

É óbvio que isto é persseguição Política da mais reles mas, como disse, nestes casos sou eu que não quero trabalhar para essa gente...

Há definitivamente neste meio gente que nãpo interessa mesmo e a formação não existe. Veja-se por isto:

Não tenho sequer tesmpo e espaço para fazer a "minha" avaliação final com os "putos", nem sequer entregar-lhes os resultados do último teste e muito menos despedir-me deles.

São "gestores" destes quetemos por esse país...imagino!

Um Abraço

PS: Não sei se farei ainda ou não uma comunicação ao IEFP...Vou pensar melhor.

Ana Fernandes disse...

Bom dia Egidio,

Independentemente das clausulas do contrato tu foste contratado para dar determinada formação para a qual tiveste de fazer o plano de formação etc etc. O contrato especificava o nº de horas do curso, essa clausula é a tradicional e serve para justificar tudo infelizmente.
O curso é financiado por quem?
Não sei o que o IEFp pode fazer mas se achas que é melhor dar-lhes conhecimento, também não perdes nada.
E em termos de contas/pagamentos essa entidade cumpriu tudo?

Bjs
Ana

efernandes disse...

Pois é Ana,
O Curso é financiado pelo estado Português e pela Comunidade. Pelo menos as Siglas de todos os documentos que utilizo fazem alusão ao QREN; POPH e DGERT.
A Entidade é a CIFOTIE e o contrato referenciava de imediato 200 horas mas considerava que terminaria em maio de 2012.
Relativamente aos pagamentos, pagaram novemnbro e Dezembro. Janeiro e Fevereiro creio que ainda não é tarde mas, vamos ver...

É verdade que não perco nada em comunicar o facto ao IEFP e/ou à DGERT. Fa-lo-ei logo que receba o que me devem, como é óbvio.

Contudo também quero dizer-te que foi para mim uma experiência Requíssima quer em termos de formação, quer também pelo amargo de boca.
Abraço
Egídio

Ana Fernandes disse...

VIva Egidio,

SE o contrato tem a clausula do aviso previo de 30 dias termina só 30 dias após a acomunicação e só nessa data.

O que quer dizer que continuarias a formação ainda durante os trinta dias seguintes.

Foi isso que aconteceu?

Beijos
Ana

efernandes disse...

Não Ana...
O Contrato só termina dia 19 deste mes e, em Fevereiro só dei uma sessão de 4 horas.
Já não quero dar mais!
Obrigado pelo Apoio sempre...
Beijinho
ef

09virgilio disse...

"Eles comem tudo... eles comem tudo"! E ainda nos pedem sacrifícios... está na hora de rebentar com tudo, denunciar nos jornais nas revistas nas televisões... basta ter um bocadinho cautela com as palavras e não nos podem pegar!
Estou solidário contigo, embora não saiba para que fiz o curso, só se foi pela honra de vos conhecer!
Cumprimentos para Egidio, beijinhos para a Ana

efernandes disse...

Obrigado Virgílio...
Metei-me, por ingenuidade, com as pessoas erradas. Paciência.
Um Abraço

jaime matos disse...

Amigo Egídio.
Apesar do tempo que ultimamente tem escasseado, às vezes ainda cá venho ver o que se passa. Hoje, ao ler este acontecimento, fiquei pasmado. Às vezes só apetece dizer BASTA. Basta de cinismo, de hipocrizia, de amarguras.
Um grande abraço de solidariedade. E Amigo, às vezes quando se fecha uma porta, abrem-se outras.
Fica bem, JAime Matos

Passeio BTT Aboboreiras