sábado, 7 de julho de 2012

Histórias de Vida – Amorfismo ou Medo?



Um destes dias ouvi um dirigente sindical afirmar em público que tínhamos que acabar com o amorfismo em que os portugueses estão.

Há muito tempo que não ouvia empregar este termo e tive dúvidas se o estava a entender bem. Pensando melhor penso que o que quereria dizer é que os Portugueses precisam de reagir de partir para a luta de não se acomodarem….

Não sei se os Portugueses estão a sofrer de amorfia mas tenho a certeza que a uma boa parte deles o que os impede de falar é o MEDO, MEDO de perderem o emprego, MEDO de serem agredidos. MEDO !!!!! MEDO !!!!! De tudo.

Vem isto a propósito de uma cena a que assisti nos Armazéns do Chiado na cafetaria dum espaço que vende livros, música….

Estava eu sentada a uma mesa, a comer, quando vejo uma jovem com uma chávena de chá numa mão e um prato com um bolo na outra dirigir-se para uma mesa que estava vazia.

Volto a olhar e vejo-a a voltar para trás a abanar a cabeça, com um ar indignado.

Moral da história, estava um grupo na fila para pagar os cafés e um dos membros saiu da fila para ir “marcar” a mesa e a jovem que estava à frente ficou sem lugar.

Ofereci-lhe lugar na minha mesa, que aceitou, e fiquei com vontade de a questionar porque é que não tinha dito nada, mas não o fiz. Certamente o que a travou a ela foi o medo de uma discussão em público. O que me travou a mim foi o pudor, não a quis incomodar mais do que já estava.

Será que já não vale a pena reagir? Que já estamos tão esgotados? Que já nos consideramos derrotados?

Quem responde ????

___________________________________

É uma republicação mas a pergunta mantém-se:

- Quem responde?

- Por onde andam que não se deixam ouvir?

Um abraço
Ana

1 comentário:

efernandes disse...

Pois é Ana,
Eu acho que muitos Portugueses já têm medo até deles próprios. O Mundo não está fácil de facto mas...Ter medo de tudo e de todos, não ajuda em nada.
Um beijo
ef

Passeio BTT Aboboreiras