Pagina oficial de Um Grupo Excepcional de Aprendentes e Formadores que têm em comum a AMIZADE e a SOLIDARIEDADE
sábado, 21 de maio de 2011
HISTÓRIAS DE VIDA – Faz hoje….. fez hoje cinquenta anos e três meses.
Nos últimos dias a sua Rua andava muito movimentada. Os trabalhadores da Junta de Freguesia andavam numa azáfama.
Ele era cortar a relva ele era plantar novas flores, nos canteiros.
Logo pela manhã, daquele sábado, o clima de festa estava instalado na sua Rua.
Para além da Polícia, viam-se os jovens músicos de uma banda a tentarem “arrumar-se” nos lugares de estacionamento entretanto desocupados para o efeito.
Porquê?
Porque fez hoje cinquenta anos e três meses que começou a Guerra do Ultramar e a autarquia de Sintra homenageou os ex- combatentes, mais propriamente os deficientes das forças armadas, atribuindo o seu nome a uma rotunda.
A emoção sentia-se no ar.
Da janela da sua casa assistiu à cerimónia e não pôde deixar de se comover, conjuntamente com todos aqueles que estavam ali presentes e que viveram a Guerra do Ultramar.
Era tão pequena quando a guerra começou e lembrava-se perfeitamente do ambiente que se viveu, do desgosto das mães portuguesas, do medo dos jovens de nunca mais voltarem.
Lembrou-se das “velhas” cerimónias do 10 de Junho com as viúvas e os órgãos a receberem medalhas. !!!!!!
Lembrou-se da imagem das mães e das namoradas vestidas de negro, vizinhas da sua rua.
Alegrou-se e emocionou-se, com os sorrisos daqueles homens, muitos em cadeiras de rodas que estavam ali a ser homenageados, a ponto de as lágrimas lhe correrem pela cara.
Foi bom ouvir que a História, mesmo a má, aquela que hoje nos “envergonha” deve ser lembrada às novas gerações para que dêem valor à Liberdade.
Que bom foi ouvir aquela banda composta só por jovens a tocar tão bem.
Que belo começo de fim de semana, depois da desgraça que tinha sido o serão da noite anterior passado a ver o debate entre a esquerda e a direita e a ouvir os comentadores, que nem abutres,com muita pressa, a votarem num vencedor quando o que está em causa, para além da crise financeira, é a derrota de todo um ideal de sociedade, de todo um País, pensou para com os seus botões .
___________________________________________________________________________
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário